Em janeiro de 2015, a Bel lançou o Programa Leite de Vacas Felizes, um programa de sustentabilidade crucial para o futuro da categoria de laticínios, com um impacto significativo nos Açores. Este programa valoriza e distingue a origem açoriana, visando criar um negócio sustentável e gerar valor para a Bel, os produtores de leite, os Açores e todo o ecossistema.
Os Açores produzem mais de 40% do leite em Portugal, sendo parte dessa produção transformada pela Bel Portugal em produtos da marca Terra Nostra, líder no mercado de queijo flamengo em Portugal e grande embaixadora da origem Açores.
O setor leiteiro enfrenta desafios globais que afetam Portugal e os Açores. O fim das quotas, o embargo russo, a contração do mercado chinês e a diminuição da procura interna são as principais causas apontadas para um sério excesso de stock a nível europeu e mundial, levando à desvalorização do negócio.
Em resposta a esse contexto, foi criado o Programa Leite de Vacas Felizes, com o propósito de promover o bem-estar animal, o desenvolvimento sustentável e a valorização do setor leiteiro, baseado na pastagem 365 dias por ano e nas melhores práticas de sustentabilidade ambiental e social.